quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MAIS UM ANO SE VAI

Estamos chegando ao fim de mais um ano letivo, e nós sempre nos fazemos a seguinte indagação. Fiz tudo o que devia? É possível que digamos, não.

Explicamos tudo, utilizamos os recursos que nos são oferecidos, trabalhamos com o concreto e com o abstrato. O concreto  é fácil de ser trabalhado,ele está na escola, e lá  fica quando vamos embora. Mas o abstrato não. São  emoções às quais estamos expostos todo o tempo problemas que percebemos, mas que nem sempre podemos resolver, e nos acompanham mesmo longe do recinto escolar.
Assim vamos desempenhando a nossa função, com muitas certezas e uma infinidade de dúvidas. Dúvidas próprias dos seres humanos, não do profissional que sabe colocar em prática o seu ofício, com competência e dedicação.
Fizemos planos, projetos, tentamos realizar o melhor e, apesar das dúvidas, chegamos a conclusão de que sim, fizemos o melhor! Lidamos com sonhos, com esperanças, com realizações e com derrotas, mas é importante que tenhamos como objetivo, também  preparar os nossos alunos para aprenderem a conviver com tais emoções, o que irá certamente prepará-lo para o mundo que irá encontrar lá fora. Vamos então nos despedir deste ano, e recarregar as baterias para o ano que irá começar após as férias.

Boas Férias

 

________________________________________________________________________

MENSAGEM AOS FORMANDOS 2011

Hoje foi o dia da formatura dos nossos alunos concluintes do 9º ano. Quando os vemos chegando levamos um susto, e isso se repete todos os anos. Não são mais as crianças que aqui chegaram, são rapazes e moças feitos!
Eles chegam, nós os acolhemos, ensinamos a eles, aprendemos com eles e gora lá se vão. Mas com certeza não serão “gauche na vida” como disse o poeta.
Fizemos a nossa parte na formação destes alunos, demos conselhos, exemplos, conversamos, e estamos vendo a partida de cada um deles. Estão partindo para uma nova etapa, mas as lembranças que eles guardam vão com eles, e as nossas ficam aqui, bem no escondidinho, num cantinho seleto dos nossos corações, como se tivéssemos um reservatório de lembranças, que a cada ano vai sendo mais ocupado, mais preenchido pelas lembranças que vamos colecionando no decorrer deste ofício.
Daqui a alguns anos encontramos com algum deles, e ele nos diz: professora! E... O susto! Não me lembro do nome dele, mas aquele rostinho eu reconheço! De qual escola será? De repente ele fala: professora eu sou o Joel, aquele que sentava na terceira fila lá na escola tal! Pronto! Foi o suficiente! Lembrei-me, ele me deu muito trabalho, penso. Então pergunto: O que você anda fazendo? Ele vai e me diz orgulhoso: sou gerente do banco tal! Pura felicidade deu certo, e eu também contribuí para isso! Valeu o esforço!
E assim vamos nós no nosso ofício de ensinar e de aprender, passando pela vida dos nossos jovens levando a eles, que estão tão desesperançados, a esperança de que ainda vale a pena ser correto, agir com lisura, ter um comportamento ilibado.
Enquanto estivermos por aqui, desempenhando o nosso ofício, ouviremos estes risos sem motivo aparente para nós, pediremos: Abaixe a blusa, escola não é lugar de umbigo de fora! Ela olha sem entender bem. Como? O que tem demais umbigo de fora! É assim mesmo que acontece, estamos precisamos explicar o que para nós é óbvio. Mas algo totalmente sem nexo para eles.
Afinal, eles são únicos, cada um construtor da sua própria história, torcendo que tudo dê certo para cada um deles. E desejando felicidades aos formando de 2011.
                                               A Direção, os Professores e Funcionários
_____________________________________________________________________

Jornal da Escola

Com o título de "O QUE ROLA NA ESCOLA" o jornal da Escola tem feito o maior sucesso. Editado pelo aluno Wallace com a supervisão da Profª Marilene vem ganhando cada vez mais leitores. Tem como colaboradores os alunos Thiago, Nathalia, Ananda, Douglas, José Antônio, Caroline, Amana, Thaynara e Gabriela. Colunistas: Valentin Star, Profº Plínio, Valeska, Larissa e Profª Lena. Dentre as diversas notícias destacam-se o poema de Valentin Star e a mensagem dos formandos do 9º ano de 2011.



AMOR MASSACRANTE 

Amor
Estou a tanto tempo
A lhe esperar
E você
Não dá sinal de chegar.

Meu coração
Com uma pedra
Foi massacrado
E a dor da sua perda
Está me deixando
Desnorteado

A saudade
Daqueles dias de felicidade,
está me deixando
Sem saber o que fazer

Já não aguento mais
Estou a ponto de me
suicidar
Só para ti ter em minhas
mãos
Nem que seja apenas por
Alguns estantes.
(Poema de Valentin Star)


MENSAGEM DOS FORMANDOS DE 2011

Lembro como se fosse hoje, eu entrando  pela primeira vez em um lugar bem grande em que eu me deparei com um grupo de crianças, umas chorando e outras sorrindo, e que eu me encaixava em uma delas. Logo em seguida minha mãe me explicou onde eu estava esse era um lugar onde eu criaria novas amizades e aprenderia como iria me preparar para meu futuro.
O tempo passou e eu cresci, fiquei sabendo que mudaria de escola, minha vida estava passando para uma nova fase. Confesso que fiquei ansiosa, porém com medo de não me deparar com a mesma realidade que eu vivia na minha antiga escola, mas com o passar do tempo descobri que ali estaria me preparando para um futuro brilhante.
Hoje me encontro novamente na mesma situação, mudarei de escola, darei mais um passo para o futuro. Estou com medo  e bastante ansiosa sei que não deveria, pois adquiri, absorvi coragens e superações, mas fazer o quê? As pessoas, eu sou só mais uma.
Hoje estou me formando e agradecendo a todos que me ajudaram e me enm corajaram até aqui.  (Valeska e Larissa)


__________________________________________________________________________

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Visita ao Museu Nacional da UFRJ

O Museu Nacional/UFRJ está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O parque é uma unidade de Conservação Ambiental, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e administrada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ele tem uma arquitetura lindíssima até porque, foi residência da família real brasileira.



A visita dos alunos do 9º ano ao Museu Nacional da UFRJ foi o maior sucesso. Chegando ao museu era fácil perceber o encantamento em cada um dos rostos, os alunos ficaram muito interessados nos assuntos que eram explicados, fizeram muitas perguntas ao guia do museu e foram descobrindo a história do Rio de Janeiro.



__________________________________________________________________________

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Dia D contra a Dengue

No dia 11/11 foi realizado em nossa escola o Dia D contra a Dengue. Foram realizadas várias atividades como uma palestra: Como combater o mosquito da dengue e os sintomas da dengue. Foi também encenada pelos alunos uma peça sobre a Dengue.




_________________________________________________________________________

domingo, 20 de novembro de 2011

História da Dengue

__________________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Celebração da Paz

Colagem de fotos da peça



 SENHOR,
RESSUSCITA EM NÓS



Peça encenada pelos alunos Natália, Amanda, Jéssica, Thais (1701), Raquel, Andressa, Fernanda, Matheus Lobo (1801), Geovana, Wendel, Gabrielle e Flávia (1802).
Direção -  Profª. Tereza Cristina (coordenadora)
Apresentação - Profª Isabel (LP)

RESSUSCITA EM NÓS

-  Oi! M... Como tem passado?

- Mais ou menos. Os últimos acontecimentos na E. M. Tasso da Silveira me deixaram bastante triste.

- Quando essas situações de violência acontecem, o que mais se escuta falar é que o mundo está violento. Mas se o mundo é habitado por pessoas, então é porque as pessoas estão violentas, não é?

- Eu gostaria muito de fazer alguma coisa para mudar esta realidade, pois sofro muito quando vejo nos jornais, na maioria  das vezes, que a notícia é sobre violência.

- Bobagem. Você não pode fazer nada,  isso é função é função para as autoridades de polícia. Nossos pais pagam impostos e a polícia tem obrigação de dar segurança para todos

- Epa, Epa, Epa... Só a polícia não vai dar conta de tanta violência.

- Será que mais alguém poderia nos ajudar?

- Acho se cada um de nós fizer um esforço para viver aquilo que JESUS nos ensinou, a paz poderia ser uma realidade.

- É ruim hem que eu vou ser santinho e deixar os outros baterem em mim. Se me chutar eu piso, se beliscar eu chuto, se me xingar eu dou um tapa na cara, se .....

- Psiu! Para, para, para. Desse jeito é fácil jogar a responsabilidade só pra polícia. Ninguém quer dar espaço para Paz. Quando JESUS falou : - "Se alguém lhe der um tapa no rosto, dê a outra face .." era pra gente dar uma resposta diferente da violência, porque se nós tivermos a mesma reação do agressor, não faremos a diferença e não promoveremos a Paz.

- Será cada gesto nosso, no dia a dia, por mais que não seja notado por outras pessoas, que irá influenciar na promoção da Paz.

O sonho de um dia acabar com a violência será possível a medida que cada um de nós vestirmos a camisa que JESUS com seus exemplos de amor, paciência, compreensão e entrega ao outro. Quando morreu na cruz, para perdoar nossos pecados. Sua resposta a todo ato de violência foi sempre a mais pacífica possível. Iremos ressuscitar com  ELE todas as vezes que seguirmos os seus passos.
                                                                                             A Coordenação

_______________________________________________________________________

sábado, 15 de outubro de 2011

Abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011

Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no México.


A escolhida para acender a pira pan-americana foi uma mulher: Paula Espinosa, atleta mexicana dos saltos ornamentais. Antes de chegar a Paula, a tocha passou por Enriqueta Basilio, Alberto Valdez e Maria Del Rosário Espinoza. Paula Espinosa recebeu a pira e "voou" sobre o estádio até acender a tocha dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

 


Veja a abertura completa dos JOGOS PAN-AMERICANOS DO MÉXICO.

_______________________________________________________________________

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conheça mais sobre o Bairro de Guadalupe

Nesse trabalho coloquei as poucas informações obtidas sobre a origem do nome do bairro Guadalupe, e como surgiram os primeiros conjuntos habitacionais de Guadalupe e as chamadas casas em forma de Iglu. (Profª Eliane Barbosa, 19/09/2011)